top of page

Ações e Assessorias desenvolvidas

Atualizado: 26 de nov. de 2020


Assessora em redes públicas e privadas


1. Assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da PMSP (COPED/DIEI/DIEFEM), de 2017 a 2019, atuando no planejamento de propostas de formação para formadores de coordenadores pedagógicos das Divisões Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação do Município de São Paulo, desenvolvendo as seguintes ações: acompanhamento de encontros formativos nas 13 DREs da cidade; coordenação e acompanhamento de visitas pedagógicas a unidades educacionais; construção de pautas e devolutivas; participação em reuniões; elaboração de mapas mentais; acompanhamento de portfólios.

2. Assessora pedagógica em parceria com a Profa. Dra. Luiza Helena da Silva Christov, Profa. Ms. Cleide do Amaral Terzi e Profa. Ms. Mônica Matie Fujikawa – Formação de Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais. (2016).

3. Assessora pedagógica do CEI Consolata, 2017 E 2018 - Planejamento e acompanhamento do registro do desenvolvimento das crianças: Relatórios descritivos. Documentação Pedagógica e Educacional.

4. Assessora pedagógica da EMEI Cel. José Canavó Filho, 2018.


Formadora em cursos:


1. Professora do Módulo de Didática do 6o, 7o, 8o e 9o Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos Sociais em parceria com a Profa. Dra. Vera Ronca – Fundação Itaú Social, 2016 a 2019.

2. Formadora de Gestores Educacionais durante ação supervisora na DRE Freguesia/Brasilândia – 2008 a 2014 e Formadora de Professores no exercício da função coordenadora (1985 a 1989 – 1995 a 2008).

3. Formadora do Curso: O Coordenador Pedagógico e a Gestão da Alfabetização/Módulo IV: O papel do Coordenador Pedagógico no acompanhamento das aprendizagens, 2019. SME/PMSP.

4. Formadora do Curso: Reflexões Pedagógicas na Educação Infantil. Módulos I e II. DRE Fó/Brasilândia, SME/PMSP. 2014.

5. Formadora do curso: Diálogos para a construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana, DRE Fó/Brasilândia, SME/PMSP. 2013.

6. Formadora do Programa Rede em Rede: A formação continuada na Educação Infantil, DRE Fó/Brasilândia, SME/PMSP. 2009-2011.


Assessora Técnica na Produção de Documentos:

1. Currículo da Cidade- Educação infantil, SME/SP, 2018.

2. A visita pedagógica como estratégia formativa: protocolos para a realização da visita, SME/SP, 2019.


Visitas Pedagógicas:

Coordenação e participação em visitas pedagógicas em várias unidades educacionais da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo,

Visitas a escolas da Argentina (Jardim da escola anexa da Universidade Nacional de La Plata com acompanhamento da Profa. Dra. Claudia Molinari; à Escuela Infantil no 5 DE4/Jardim Maternal Público com acompanhamento da Profa. Dra. Délia Lerner; ao Jardin Maternal da Facultad de Derecho (UBA) com acompanhamento da Profa. Maria Emilia López, visita ao Jardin Fabulinus, com acompanhamento das Professoras Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli) – (2018).

Visitas a unidades educacionais de Novo Hamburgo (EMEI Lápis Mágico, EMEI Raio de Luz, EMEI Aldo Pohlmann, EMEI A Bela Adormecida) com acompanhamento da Profa. Leticia Caroline da Silva Streit - 2019,

Visitas a escolas da Espanha e à Associação Rosa Sensat: Barcelona (Escola de Educação infantil da Universidade Autónoma de Barcelona; Escola Bressol Espai Familiar Raval) e Badalona (Bressol Virolet) com acompanhamento da Profa. Dra. Tona Castell - 2020.

Visita às escolas de Portugal: Escola da Ponte, São Tomé (2015) e Turma de Educação Infantil da Escola Básica Costa Cabral na cidade do Porto com acompanhamento da Profa. Dra. Sara de Barros Araújo (2020).

Participação em Seminários, Mesas de Debates e Jornadas Pedagógicas

Como palestrante e mediadora em temáticas ligadas à Formação de Educadores, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Currículo, Educação Infantil, Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico, Projetos Didáticos, Metáfora, Memória e Narrativa.

 

Vídeos

VISITAS PEDAGÓGICAS



DIALOGANDO COM O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTÃO DEMOCRÁTICA



I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DOS NÚCLEOS DE ESPORTE, LAZER E RECREAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA



O DIÁLOGO CONTINUA: CARTA DE INTENÇÕES


MEDIAÇÃO DA PALESTRA - OS FIOS DA INFÂNCIA – JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL/ SME/PMSP - 2020



 

Assessoria e participação na produção de Documentos Curriculares


REVISTA MAGISTÉRIO – GESTÃO - A SUPERVISÃO EM FORMAÇÃO: AS REUNIÕES SETORIAIS COMO UMA ESTRATÉGIA FORMATIVA.

São Paulo: SME /COPED, 2018. Revista Magistério/Secretaria Municipal de Educação. n. 5. 1.Educação. 2. Gestão Escolar. 3. Educação Infantil.

Revista-Magisterio-Gestao-5
.pdf
Download PDF • 2.74MB

ASSESSORIA PEDAGÓGICA - CURRÍCULO DA CIDADE-EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2019.

Currículo da Cidade
.pdf
Download PDF • 5.26MB

 

Publicações


A pauta em pauta considerações sobre a construção de pautas formativas

01 - A pauta em pauta considerações sobr
.
Download • 288KB

A visita pedagógica como estratégia formativa - PROTOCOLOS

02 - A visita pedagógica como estratégia
.
Download • 479KB

Palavras de Quarentena

03 - Palavras de Quarentena
.pdf
Download PDF • 72KB

Metáforas, memórias e narrativas

04 - Metáforas, memórias e narrativas
.pd
Download PD • 1.60MB

Os territórios da formação e sua cartografia

05 - Os territórios da formação e sua ca
.
Download • 149KB

357 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page